ATTO DI NASCITA ou CERTIFICATO DI BATTESIMO? Qual é a diferença?
Olá amigos italianos (ou futuros italianos)! Tutto bene?
Neste post vamos entender um pouco sobre estes dois nomes aí em cima. Nomes que, certamente você vai encontrar quando estiver na busca dos documentos de seus antenatos italianos.
Primeiro devo explicar de forma simples o que de fato são estes dois documentos:
O atto di nascita nada mais é do que a certidão de nascimento na Itália. Documento oficial feito por parte das repartições públicas quando do nascimento de uma criança.
Se durante a procura dos documentos de seu "antenato" descobrirmos que o documento necessário é este, encontrá-lo será possivelmente mais fácil. Este documento se encontra no ufficio di stato civile e é la que vamos solicitá-lo.
Porque mais fácil? Bem, certamente teremos que fazer uma pesquisa para descobrir a cidade onde se encontra este documento e precisaremos de informações mínimas como nome e data de nascimento de seu antenato, porém, o ufficio di stato civile é uma repartição publica que trabalha com horários e procedimentos bem definidos, o que fará de nossa pesquisa e procura algo menos complicado.
Mas e o outro?
O outro é o certificato di battesimo, documento que é nada mais nada menos, como já podemos deduzir pelo nome, um certificado de batismo.
Diferentemente do atto di nascita, o certificato di battesimo não pode ser encontrado nas repartições públicas italianas, mas sim nas igrejas e dioceses da região onde nosso antenato nasceu.
Ressalto que grande parte das igrejas e dioceses não possui sites com possibilidade de pesquisa ou horários de atendimento, número de telefone, e nem tampouco arquivos que possam ser consultados online. Ou seja, neste caso nosso trabalho sera bem mais árduo, pois nao estamos lidando com uma repartição pública de fácil acesso.
Teremos que ir até o padre para solicitar os documentos e pedir a autorização para fazer nossa pesquisa até conseguir chegar no documento que estamos precisando. Por isso da suma importância de se descobrir com certeza a cidade (o comune) onde o antenato nasceu, caso contrário, a busca do documento se torna ainda mais difícil.
Mas e ai? Qual dos dois documentos devo procurar? Qual a real diferença entre eles?
Na realidade você terá que encontrar somente um dos documentos: ou o atto di nascita ou o certificato di battesimo e isto vai depender de onde e quando o seu parente italiano nasceu. Isto se dá devido a fatores históricos: a unificação da Itália ocorreu somente em 1861, sendo antes disso dividida em vários reinos. Em razão disso, o registro civil dentro do território italiano começou a ser efetuado em épocas distintas nas várias regiões da península.
Portanto, se seu antenato nasceu em uma determinada época e lugar onde não existia o registro civil, você terá que procurar os certificados de batismo nas igrejas pois as repartições públicas certamente não terão essas informações visto que, naquela época ainda não existia o registro civil.
Se por outro lado, seu antenato nasceu em época sucessiva à implantação do registro civil, nada terão as igrejas a te informar e então você poderá ir ao ufficio di stato civile para descobrir se o documento do seu antepassado está lá.
Importante frisar que durante esta busca alguns empecilhos podem ser criados pelas repartições públicas, com a possibilidade de negarem a entrega ou apresentação do documento.
Neste caso é fundamental conhecer os procedimentos desses órgãos e a lei italiana, para não cometer erros no momento da solicitação evitando problemas e atrasos, que, pela minha experiência, não raras vezes podem ocorrer.
Preparo e conhecimento com relação aos procedimentos são extremamente importantes para ter êxito na busca do seu documento, e para que ele chegue às suas mãos o mais rápido possível.
A seguir mostro uma relação com datas aproximadas da implantação dos registros civis nas várias regiões da Itália (Fonte: http://www.minhasaga.org/)
Em regra os comunes pertencentes à região norte da Itália (Vêneto, Lombardia, Friuli, etc) tiveram o registro civil implantado por volta de setembro de 1871.
No caso do centro (Umbria, Toscana, Marche e parte da Emilia Romagna) o registro civil iniciou-se por volta de janeiro de 1866.
Já no sul da Itália (Campania, Sicília, Calabria, etc) se encontram registros civis desde 1815.
Termino dizendo que, seja do atto di nascita ou o certificato di battesimo, o documento que você precisa, pode ter certeza que vamos enviá-lo à sua casa no menor tempo possível!
Continue ligado nos posts e entre em contato com dúvidas, pois terei prazer em respondê-las: gottardocscidadania@gmail.com
Arrivederci!