top of page

Documentos necessários para a cidadania italiana


Ciao amici!

Neste post vamos falar um pouco sobre a lista de documentos necessários para se iniciar o processo de reconhecimento da cidadania italiana. Friso que não me aterei às minúcias do processo mas simplesmente na listagem dos documentos e como consegui-los.

Primeiramente sugiro que, ao iniciar a busca dos documentos, você comece de trás para frente através da sua árvore genealógica, ou seja, partindo da sua própria certidão de nascimento, para depois verificar as de seus pais, avós, trisavós etc.

Saiba que: sim, você vai precisar de todas as certidões de nascimento, casamento e óbito (quando for o caso) das pessoas da sua árvore genealógica, partindo de você até chegar no seu "antenato" italiano.

Nesse momento você pode pensar: "Isso é mole!". E, na realidade, no início pode parecer realmente fácil, pois, pegar suas certidões e as de seus pais exige simplesmente que você entre em contato com os cartórios e as solicite.

O problema aparecerá provavelmente no momento de buscar as certidões de seu antenato que veio da Itália. Você deverá descobrir onde ele se casou e onde faleceu e, nessas localidades solicitar as certidões em questão. Mas... e a certidão de nascimento (atto di nascita) dele? Como vou conseguir esse documento se ele nasceu na Itália e eu estou no Brasil?

Os problemas maiores começam nesta parte, galera. Por exemplo se na certidão de casamento consta "nascido na Itália" ou "nascido em Pádova" você vai perceber que a caminhada pode ser um pouco mais tortuosa do que você imaginou.

Eis o motivo: o território italiano é divido em províncias e por exemplo, a província de Pádova é dividida em inúmeras outras pequenas cidades, não sendo suficiente, portanto, saber que seu antenato nasceu em Pádova, mas sim, torna-se imprescindível descobrir exatamente em qual cidade da província de Pádova. Em uma dessas pequenas cidades nasceu o seu antenato e você terá que descobrir onde.

Acredito que inicialmente a melhor forma de tentar descobrir onde ele nasceu é conversando com sua família, seus avós (se estiverem vivos), irmãos dos avós, tios, etc., pois, quase toda família tem pelo menos uma pessoa que possui informacões sobre o nascimento do ascendente italiano. No meu caso, meu nonno, senhor Romano Gottardo, sabia exatamente onde o pai dele havia nascido, então, encontramos nossos documentos com muita facilidade.

Além dessas conversas lhe aproximarem mais ainda da sua família, será fascinante saber mais sobre suas origens, e a viagem que seus antepassados fizeram até chegar aos dias de hoje. Garanto a vocês, é uma experiência bem emocionante.

“Mas Saimon, perguntei para todos e ninguém sabe ao certo onde o nosso antenato nasceu! E agora?” Neste caso, podemos recorrer aos sites dos "uffici di stato civile" italianos onde é possível encontrar algumas informações e também alguns sites brasileiros. Vejam que é uma questão de muito trabalho e de muita paciência!

Recomendo que (como muitas pessoas erroneamente fazem) você não fique mandando infinitos e-mails para todas as cidades da província pois isso atrapalha muito o trabalho dos oficiais civis e atrasa ainda mais os procedimentos das pessoas que realmente precisam daqueles serviços. Busque se informar a fundo: com a familia, na internet e nos cartórios antes de procurar os "uffici" italianos.

Caso você tenha informações aproximativas (sobrenome e alguma idéia da cidade/província) eu posso fazer uma pesquisa pra você, sem compromisso, para que tentemos descobrir onde a certidão de seu antenato está. Ou ainda, se você já sabe exatamente onde se encontra o documento, eu vou pessoalmente fazer esta busca para você e entregar o documento na sua casa.

IMPORTANTE LEMBRAR: as transcrições civis começaram em anos diferentes nas várias regiões da Itália e pode ser que você não consiga a certidão de nascimento mas sim uma certidão de batismo (que deve ser requerida na igreja onde seu ascendente foi batizado).

Resumindo tudo isso, você deverá:

  • Juntar as certidões de nascimento, casamento e óbito partindo de você até chegar ao seu "antenato" italiano (todas essas certidões deverão ser de inteiro teor, ok?)

  • Traduzir todas as certidões (por tradutor juramentado) e realizar o apostilamento (falaremos sobre o apostilamento em futuros posts).

  • Apostilar os documentos originais e também as traduções.

Não se esqueça também de verificar se a grafia dos nomes está correta, pois, às vezes são necessárias retificações. No meu caso: toda a minha família sempre teve o sobrenome escrito "Gotardo", mas, quando fomos fazer o pedido de reconhecimento e achamos o atto di nascita de meu bisavô, descobrimos que a grafia correta era "Gottardo" com dois "t", o que fez com que fosse necessária uma retificação dos documentos familiares ainda aqui no Brasil.

Importante também que você tenha em mãos a CNN (Certidano Negativa de Naturalização) do seu "antenato". Este documento vai demonstrar que ele NÃO se naturalizou brasileiro. É possível conseguir esta certidão através deste link da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania: http://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do

Depois de ter juntado toda essa papelada, aí sim finalmente você poderá começar a pensar na segunda fase, que é a viagem para a Itália, onde você dará entrada no processo do reconhecimento da cidadania italiana!

Bem, espero que tenham gostado, amici! Qualquer dúvida, por favor, me escrevam, pois terei enorme prazer em responder o que me for possivel (mandem suas dúvidas para: gottardocscidadania@gmail.com)

Obs: este é um texto introdutório de como se inicia o processo da busca dos documentos para o reconhecimento da cidadania. Caso queira encontrar informações extremamente detalhadas, vale a pena conferir o Saga Book do Fabio Barbiero. Você pode baixá-lo gratuitamente neste link: http://www.minhasaga.org/

Arrivederci!

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page