Acordo bilateral CNH Brasil x Itália
Saluti a tutti!
Talvez alguns ou muitos de vocês já saibam, mas no mês passado (Outubro 2017) foi aprovado o acordo bilateral entre Brasil e Itália que trata do reconhecimento recíproco das carteiras de habilitação (PDS 172/2017) de residentes nos dois países. Boas notícias, né?
“Quem tiver a habilitação brasileira poderá solicitar às autoridades italianas a conversão da sua carteira, sem submeter-se a exames teóricos e práticos de condução, além de se livrar das taxas" (Senadora Ana Amélia PP-RS, relatora do projeto). Grazie a Dio!
Confesso que estou aliviada pois ainda estou aprendendo italiano (com o nosso professore molto paziente Saimon Gottardo) e, apesar de estar habituada ao trânsito insano da capital de São Paulo, a idéia de fazer uma prova prática de direção com um instrutor falando em italiano comigo e ainda tendo que dirigir e manobrar por aquelas ruelas minúsculas me causa uma certa angústia! Rs
Mas, para o meu alívio (e de muitos) o texto foi aprovado pela CRE (Comissão de Relações Exteriores) e segue agora para análise do Plenário do Senado.
Como vai funcionar: após análise e aprovação, esse acordo permitirá que os habilitados no Brasil ou na Itália possam converter sua carteira de motorista em um documento de habilitação válido no outro país. Ou seja, não basta sair dirigindo pelas ruas italianas com a sua CNH brasileira, ok? Você deverá convertê-la em um documento de habilitação italiano, cuja emissão é livre de exames e taxas! E mais: a solicitação desse dessa habilitação deve ser feita antes de completar 4 anos de residência no outro país.
Agora nos resta aguardar a ratificação por parte do Senado, promulgação pelo Presidente e, 60 dias após essa ratificação, o acordo entrará em vigor.
Obs.: o acordo bilateral compreende apenas carros e motos. Para as demais categorias ainda será necessária a realização de exames teóricos e práticos!
Aconselhamos a seguirem esta notícia com cautela, pois sabemos da morosidade do nosso sistema político, então, não se sabe ao certo se em breve tempo a lei entrará em vigor. Assim que obtivermos notícias atualizadas, você ficará sabendo aqui pelo nosso blog!
Fontes: