As vantagens de ser um cidadão italiano
Bem, como no nosso blog falamos tanto sobre cidadania italiana, achei interessante também
falarmos um pouco sobre as vantagens e os direitos de quem é cidadão italiano, seja ele nato ou seja que tenha conseguido ser através do processo de cidadania.
Muitos brasileiros sonham em ir para o exterior, para morar, estudar, ou simplesmente conhecer, mas, nem todos tem esta possibilidade justamente pela barreira da documentação. Sabemos que mesmo tendo somente a cidadania brasileira, você conseguiria ir para a Itália para conhecer ou eventualmente fazer algum curso, mas, já pensou como seria se você fosse um cidadão italiano (e europeu) a todos os efeitos? Certamente sua vida seria muito mais prática!
Sendo cidadão italiano você terá um passaporte com o qual poderá entrar com facilidade em praticamente todos os países do mundo. Quer ir para os EUA? Pois bem, você pode, sem ter que passar por toda aquela burocracia de requerimento do visto.
Você poderá também circular tranquilamente por todos os países da União Européia, neles podendo passear, estudar ou até mesmo trabalhar e viver para o resto da vida (claro que cada país possui seus requisitos, mas, com a cidadania você poderá atender a todos).
E as vantagens não param por aí: sendo cidadão italiano você também poderá ter a assistência sanitária gratuita (ou quase gratuitas, visto que na maioria dos casos os valores a serem pagos por medicamentos e exames não são altos como no Brasil). Terá médicos, tratamentos e os hospitais em toda a Itália para poder usufruir em caso de necessidade. Lembre-se que estamos falando da Itália, país que tem um dos melhores sistemas sanitários do mundo.
Você é casado, ou vai casar e gostaria de começar uma vida a dois na Europa? Isto será plenamente possível, pois sendo italiano, poderá requisitar o visto para seu parceiro e futuramente também a cidadania para ele.
Conforme já comentado, você poderá trabalhar tranquilamente aqui na Itália, além de ter direito à aposentadoria ou à assistência do governo em caso de necessidades financeiras (assegno sociale).
Você também terá o direito de participar de concursos públicos italianos e maior facilidade para entrar nas universidades do país, além de poder votar para eleições italianas e também européias.
Neste breve relato podemos já perceber que as vantagens de ter o passaporte da União Européia não são poucas, portanto...mãos à obra! E vamos à procura dos seus “antenati”.
Arrivederci!