Emigração italiana vira matéria de estudo nas escolas do Vêneto!
- Saimon Gottardo
- 3 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Buongiorno ragazzi!
Hoje vamos falar sobre uma notícia recente que foi publicada no Jornal de Verona "L'Arena" sobre o estudo da imigração italiana, que agora será matéria em todas as escolas vênetas.

Como já sabemos o Vêneto é o lugar de onde muitos dos nossos antepassados vieram. Fugindo da pobreza e da fome que na época reinavam na região (final do século XIX), e em busca de um futuro melhor, muitas famílias embarcaram em viagens que os levaram para diversas partes do mundo, onde novos desafios os aguardavam. Grande foi a imigração dos vênetos para a América do Sul, Austrália e também outros países da Europa, como Alemanha e Bélgica.

Felizmente, estas histórias de imigração às vezes esquecidas pelos mais jovens, passará a ser matéria nas escolas vênetas a partir do próximo ano letivo.
Um acordo entre a administração da "Regione Veneto" e "Ufficio Scolastico" (braço do Ministério da Educação italiano), prevê a matéria da história da emigração vêneta em todas as escolas da região e em todos os níveis de alfabetização.
Graças a esta decisão, os alunos vão estudar de maneira aprofundada o fenômeno da emigração de seus conterrâneos, a partir das últimas décadas do século XIX até o período que vai logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, através dos livros de história, debates com estudiosos e testemunhos de pessoas que migraram ou tiveram alguém da família que o fez.
As associações de "Veneti nel mondo", "Unione dei Triveneti nel mondo", "Bellunesi nel mondo", "Vicentini nel mondo", "Veronesi nel mondo" bem como associações de emigrados e ex emigrados noticiaram que colocarão à disposição profissionais e materiais históricos para ajudar na formação de professores sobre o assunto, bem como material de estudo para os alunos desde as escolas primárias até as superiores.

Segundo a Assessora regional da educação da Região Vêneto, Elena Donazzan "é importante que os joves conheçam a história deste fenômeno, suas causas e as consequências que ele produziu, e também como os vários países enfrentaram o problema da imigração". Segundo ela, continua, "É uma página da história muitas vezes ignorada, mas que, na realidade gerou grandes mudanças sociais, culturais e também políticas na Itália e nos países de destino dos emigrantes vênetos".
Sem dúvida uma ótima notícia para todos que de uma forma ou de outra fizeram parte dessa incrível história da viagem dos vênetos (e não somente deles) pelo mundo.
Agora vamos torcer para que outras regiões italianas sigam este caminho e também o Brasil e outros países!
Para quem quer ler a matéria em italiano do Jornal L'Arena, segue o link: http://www.larena.it/territori/citt%C3%A0/b-go-venezia/in-aula-la-storia-dell-emigrazione-veneta-1.6520618?refresh_ce#scroll=949
Buona giornata e arrivederci!
Comments