A bela história do antenato que foi deixado no orfanato
Ciao amici!
No nosso post de hoje vamos falar de um caso extremamente interessante e emocionante que tivemos há algumas semanas atrás.
Um certo dia um senhor que procurava notícias sobre seu antenato nos contatou e, para nossa surpresa ele já possuia a cidadania italiana, sem contar o fato que já havia morado na Itália, portanto, o que ele procurava era algo muito mais especial (emotivamente falando).
Disse-nos que seu antenato tinha sido abandonado quando ainda bebê no orfanato de Verona (Ospizio degli Esposti) e que no estratto di nascita dizia que ele era filho de pais desconhecidos.
Nunca havíamos feito uma pesquisa deste tipo, afinal, nossas buscas se limitam a comunes e paróquias, porém, mesmo sem saber como faríamos e o que encontraríamos, optamos por aceitar o caso.
Para ele parecia muito importante descobrir as origens de seu antenato, sua história de vida e se possível o nome dos pais. Do dia em que combinamos de fazer a pesquisa e eventual busca eu e a Jéssica nos comprometemos a buscar todas as pistas possíveis, afinal, estaríamos ajudando a realizar um sonho sentimental e familiar de alguém, sem contar o fato que isto seria um grande aprendizado para nós.
Depois de muito procurar o antigo orfanato de Verona (que não mais existe), tanto fisicamente, no seu antigo endereço, como online, conseguimos a informação de que o Arquivo de Estado de Verona possuía muitos dos registros das crianças que tinham sido entregues ao orfanato.
Obs.: na canto superior esquerdo do documento vemos uma imagem que parece ser um Santo. Naquela época era comum que a pasta de documentos das crianças adotadas tivesse este pedacinho de imagem. A mãe ficava com um pedaço e a criança com outro, assim, se um dia eles se reencontrassem (o que, infelizmente, àquela época, não era comum) as duas metades da imagem poderiam ser reunidas.
Assim, com bastante dedicação, muita boa vontade do pessoal do arquivo e também um pouco de sorte (depois de revirar os livros por horas), conseguimos encontrar o arquivo do nosso antenato misterioso.
Em seus arquivos encontramos grande parte de sua história de vida, no orfanato e depois de ter saído dele até quando foi para o Brasil com seus pais adotivos.
Descobrimos quem era sua mãe e pudemos deduzir os motivos pelos quais ele teria sido deixado no orfanato no longínquo 1887!
Não saberíamos certamente descrever os sentimentos que nosso cliente teve no momento que recebeu a notícia, mas, fizemos questão de criar este post para deixar expresso o quanto nos emocionamos quando pudemos tocar com mãos estes arquivos tão antigos e com uma história de vida tão fascinante. Foi realmente emocionante e gratificante!
Abaixo segue uma foto do antenato, senhor Carlo. Grazie mille à família que nos proporcionou uma experiência tão especial e ainda nos fez aprender mais um pouco sobre este fascinante mundo das pesquisas de nossos “antenati italiani”.
Foi um privilégio e um prazer!
Arrivederci!